top of page

Quais são os tipos de transplante capilar?

  • Foto do escritor: Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho
  • 7 de fev.
  • 3 min de leitura

A calvície é uma preocupação comum que afeta tanto homens quanto mulheres no Brasil. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem em algum grau com essa condição, sendo 25% jovens com até 25 anos. 


Neste contexto, o transplante capilar é um procedimento que ganhou popularidade pela sua efetiva no tratamento contra a perda de cabelo. Aqui, vamos falar sobre os dois principais tipos de transplante capilar: o método FUE e o método FUT. Nosso intuito é de ajudar a entender e a escolher o melhor método para o seu caso. Vamos lá! 


Confira o que você vai ler neste artigo:

O que é o transplante capilar?

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que é realizada a transferência das unidades foliculares de uma área doadora (região não atingida pela calvície) para a área receptora (região calva). 


Os métodos FUE e FUT são os principais tipos de transplante capilar. Cada uma das técnicas possui suas peculiaridades, falaremos mais sobre os métodos abaixo, confira:


Método FUT (Transplante de Unidade Folicular)

O método FUT, também conhecido como “técnica da faixa” ou “strip”, consiste na remoção de uma faixa de couro cabeludo da área doadora. A faixa retirada é preparada e dela são retiradas unidades foliculares individuais que são implantadas nas áreas calvas.

Conheça as principais vantagens e desvantagens do método FUT:


Vantagens:

  • Eficiência em casos de calvície avançada: a técnica FUT permite a obtenção de um grande número de folículos capilares em uma única sessão, sendo bastante indicado para pacientes com graus de calvície mais avançada. 


Desvantagens:

  • Cicatriz linear: por realizar uma incisão na área doadora, o método FUT deixa uma cicatriz linear na área doadora, que pode ser perceptível em pacientes que prefiram cabelos curtos. 

  • Tempo de recuperação prolongado: por ser um procedimento invasivo, o período de recuperação após a cirurgia tende a ser mais longo e gerar maior desconforto, demandando maior cuidado no pós-operatório

  • Risco de complicações: A remoção de uma faixa de couro cabeludo aumenta os riscos de infecções e complicações cirúrgicas durante o procedimento. 


Método FUE (Extração de Unidades Foliculares)

A técnica FUE é uma abordagem mais moderna e menos invasiva, sendo hoje o método mais popular e comum do transplante capilar. 


Esse método consiste na extração individual de folículos capilares da área doadora. O procedimento é feito com micro punch, instrumento utilizado pelo cirurgião, que realiza pequenas incisões no couro cabeludo para retirada dos fios. Os folículos extraídos são preparados e transplantados individualmente para a área calva. 


Vantagens:

  • Ausência de cicatriz linear: por realizar apenas pequenas incisões no couro cabeludo, o método FUE não deixa cicatriz linear no couro cabeludo. Dessa forma, após o período de recuperação e crescimento dos cabelos, o transplante se torna imperceptível. 

  • Recuperação mais rápida: o método FUE é minimamente invasivo, por isso o tempo de recuperação é mais curto e o paciente possui menos desconforto no pós-operatório. 

  • Menor risco de complicações: A extração individual dos folículos diminui o risco de infecções e outras complicações cirúrgicas durante o procedimento. 

  • Resultados naturais: o transplante com método FUE permite ao cirurgião ter maior controle sobre a direção, ângulo e profundidade dos fios transplantados, o que gera um resultado muito mais natural. 


Desvantagens:

  • Procedimento mais demorado: por ser um processo de extração e transplante de folículos individual, o transplante com método FUE é um procedimento mais longo. 

  • Necessidade de múltiplas sessões: em pacientes com grau de calvície avançada, pode ser necessário a realização de algumas sessões para alcançar a densidade desejada no transplante. 


Por que escolher o método FUE?

Por ser mais moderno, o método FUE é uma técnica muito mais precisa de transplante capilar. Confira abaixo alguns motivos para escolher o método FUE:

  • Resultado natural: com o método FUE, o cirurgião consegue ter maior controle no procedimento, favorecendo para um resultado com aspecto muito mais natural.

  • Conforto e conveniência: a recuperação é mais rápida e menos dolorosa, permitindo que o paciente tenha alta no mesmo dia e retorne a sua rotina após alguns dias. 

  • Flexibilidade: com o método FUE favorece pacientes com a área doadora limitada. Nestes casos, é possível utilizar fios da região da barba ou peito no transplante capilar. 


Faça o transplante capilar com o Dr. Marcos Gomes! 

O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar no Brasil. Temos toda a infraestrutura e equipe capacitada para a realização do procedimento com toda a segurança. Agende sua consulta agora! 



 
 
 
whatsapp-icon.png

© 2022 - 2024 | Dr. Marcos Gomes Dermatologia Responsável Técnico: Dr. Marcos Gomes CRM/SP:154955 | RQE:80763

bottom of page