top of page

O que é alopecia de tração?

  • Foto do escritor: Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho
  • 14 de mar.
  • 3 min de leitura



ree

A alopecia de tração é um tipo de calvície causada pela aplicação recorrente de tensão nos fios com o uso frequente de penteados apertados. Essa condição é mais comum em mulheres e homens que utilizam penteados como tranças ou rabo de cavalo. 


Neste artigo, vamos explorar as causas, sinais e tratamentos para a alopecia de tração. Vamos lá! 


Confira o que você vai ler neste artigo:


O que causa a alopecia de tração? 

A principal causa da alopecia de tração é a tensão prolongada exercida sobre os folículos capilares. Geralmente, esse tipo de alopecia se caracteriza pela retração da linha frontal dos cabelos. 


Penteados como rabos de cavalo apertados, coques firmes, tranças, dreadlocks e o uso de apliques ou mega hair são frequentemente associados ao desenvolvimento dessa condição. 


Além disso, o uso constante de acessórios como chapinhas e secadores e a recorrência de tratamentos químicos agressivos para o alisamento dos fios como a escova progressiva também podem enfraquecer os fios e contribuir para a queda dos cabelos


Quais são os principais sinais da alopecia de tração? 

A alopecia de tração apresenta alguns sinais iniciais como coceira no couro cabeludo, quebra frequente dos cabelos, vermelhidão na área afetada, foliculite e enfraquecimento dos fios. 


Com a progressão da condição, é possível perceber a retração da linha frontal dos cabelos, onde geralmente a tensão nos fios é maior. 


O “sinal da franja” é uma característica comum, onde pequenos fios permanecem na linha frontal dos cabelos, que já apresenta uma queda significativa dos fios na região frontal do couro cabeludo. 


Nesse sentido, o diagnóstico é feito por um dermatologista com base em uma anamnese dos pacientes, avaliando as principais causas e identificação a condição. 


Quais são os principais tratamentos para alopecia de tração? 

Os tratamentos para alopecia de tração podem variar de acordo com o caso e o estágio da condição no paciente. Confira abaixo os principais tratamentos:


Interrupção da tração 

O primeiro passo é eliminar a causa da tração nos cabelos. Por isso, a primeira dica de tratamento é evitar usar penteados apertados e procedimentos químicos que possam enfraquecer os fios de cabelo. 


Uso de medicamentos tópicos 

O uso de medicamentos tópicos, como o minoxidil a 5%, aplicado na região afetada para estimular o crescimento dos fios, é um tratamento bastante utilizado em casos iniciais de alopecia de tração. 


Uso de corticoides 

O uso de medicamentos corticoides faz parte do tratamento da alopecia de tração. Estes medicamentos são indicados em casos de inflamação e vermelhidão na região afetada, para reduzir a inflamação ao redor dos fios. 


Transplante capilar 

Em casos mais avançados de alopecia de tração, o tratamento mais indicado é a realização do transplante capilar. Esse procedimento surge como solução eficaz e minimamente invasiva para restaurar a linha frontal dos cabelos. 


Atualmente, a técnica mais conhecida é o método FUE, que envolve a extração e transplante individual de fios de uma área doadora para a região calva. Os resultados são naturais e conseguem recuperar a autoestima dos pacientes. 


Faça o transplante capilar com o Dr. Marcos Gomes! 

O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar no Brasil. Se você sofre com a alopecia de tração, venha realizar uma avaliação com toda a segurança. Temos toda a infraestrutura e equipe capacitada para o transplante capilar. Agende a sua consulta agora! 




 
 
 

Comentários


whatsapp-icon.png

© 2022 - 2024 | Dr. Marcos Gomes Dermatologia Responsável Técnico: Dr. Marcos Gomes CRM/SP:154955 | RQE:80763

bottom of page